DIY: Capa de caderno personalizada

Oi gente!

Esse é o post super, luper, hiper, liper legal que eu tinha falado na sexta! Era pra ter postado antes, mas como disse tava tudo meio corrido e tal. Enfim, consegui organizar todas as fotos e postar hoje pra vocês =)

Hoje vou fazer meu primeiro DIY (do it yourself, caso alguém não esteja familiarizado com a sigla) \o/ Yebaaa! Eu adorei fazer a capa desse caderno, então vim compartilhar com vocês! Bom, faz alguns anos que meu pai fez comigo minha primeira capa de caderno personalizada. Pq normalmente você vai pra escola e tem vários cadernos iguais ao seu, ou então você nunca acha O caderno, sempre mudaria alguma coisinha. Pra resolver isso ele sugeriu personalizar o caderno e deixar ele com a minha cara xD Desde então eu fiz algumas capas diferentes e sempre guardo elas, pq têm um valor histórco-sentimental =p kkkkkkkkk

Chega de blábláblá e vamos aos passos! Primeiro, você vai precisar de um caderno, é claro! Eu usei um caderno antiguinho que tava guardado na minha gaveta há seculos.

Caderno com a capa original

Depois escolha o que você vai querer na capa do seu caderno. Eu normalmente pego recortes de revista, adesivos e fotos, mas você pode escolher qualquer coisa que quiser! Como tema dessa capa escolhi o Call me Candy *.* Ai vou usar o caderno pra fazer a programação de posts da semana e coisas afins! Ah, costumo escolher uma imagem maior, pra servir como fundo e outras pra colocar em cima, mas também não precisa fazer isso! =p

Recortes de revista

Em seguida separe o papel contact (transparente) maior do que a capa. Lembre-se de deixar bordas pra poder colar na parte de trás! Eu deixei 4 quadradinhos em cima e em baixo e na lateral 3 quadradinhos (pq cortei errado da última vez e só sobrou esse pedacinho xD ).

Contact maior do que a capa

Depois organize os recortes, fotos e afins do jeito que você preferir! Não cole nada até ter certeza que está tudo na posição que você quer! Depois de deixar tudo bonitinho e conferir se vai caber na capa do caderno (eu esqueci de conferir e tive que fazer uns ajustes depois de algumas coisas coladas! Não fiquei super feliz com isso, mas foi o jeito que deu pra resolver o problema. Então lembre-se de conferir se vai caber tudo!), cole tudo que estiver solto. Eu prefiro colar primeiro as imagens menores na imagem de fundo e depois colar o conjunto todo na capa do caderno. Uso cola banca normal. Ah, algumas imagens podem ficar com uma parte mais escura, que é onde tem cola!

Recortes posicionados

Depois que colar o conjunto todo na capa do caderno é a hora do contact. Comece por um cantinho, fazendo em diagonal, que é mais fácil! Depois disso pode ir colando reto mesmo. O macete do contact é ir tirando o papel e ir colando a parte plástica aos poucos, de preferência com a ajuda de um paninho. Sempre vou puxando o papel, passando o dedo com um pano e evitando deixar bolhinhas ou estrias. Mas não dá pra se livrar de absolutamente todas, então tento não ficar muito neurada!kkkkkkk Ah, um detalhe importante é colar as imagens no caderno um pouquinho afastadas da espiral do caderno e o contact bem juntinho da espiral.

Com o contact colado

Detalhe da sobra de contact

Com o contact colado vire a capa pra dobrar as sobras do contact na parte de trás do caderno e fixar tudo bonitinho. Eu sempre corto em L os cantos, um pouquinho depois do fim da capa (fiz risquinhos de amarelo na foto, de onde eu corto). Ai colo primeiro a parte de cima, depois a de baixo e depois a da lateral (mas não tem diferença a ordem), mantendo bem tensionado o contact.

Detalhe do corte no canto do contact

Parte de trás da capa

Bom, esse foi meu resultado final:

Capa prontinha *.*

Eu achei que ficou muuito lindinho xD kkkkkkkkk Agora outras capas que fiz antes. O primeiro é o meu caderno atual da faculdade. Fiz só com fotos e 3 desenhos em post-it colorido =D O segundo é a capa do meu caderno da sexta série (se não me engano), com recortes de revista, adesivos, foto e até uma carta de baralho. O terceiro é meu caderno da sétima série, com menos coisas pra deixar aparecer mais o fundo com carimbos tipo de passaporte. E o último eu não lembro quando fiz, mas não usava pra escola não, fiz só pra dar uma carinha nova ao caderno.

Caderno da faculdade

Caderno da sexta série

Caderno da sétima série

Bom gente, é isso! Espero que tenham gostado do DIY! =D Se fizerem cadernos assim também me contem e mostrem os resultados xD kkkkkkkk

Volto mais tarde com look da semana ;)

Beijos

9 comentários sobre “DIY: Capa de caderno personalizada

  1. Mariana disse:

    adorei as capas de caderno mila :) mais ainda pq descobri que to na capa do caderno da facul uhu o/ kkkk beijoo, e ta show o blog ;***

  2. Kelly B. disse:

    Que bacana, adorei a capa do call me candy, ficou a cara do blog, bem temático. e não parece dificil de fazer. mas de onde vc tirou o plano de fundo? de uma revista tb?

    • milaperalba disse:

      Obrigada xD A parte mais difícil é o contact, mas é só fazer com calma que dá certo!=)
      O plano de fundo era de uma revista recreio antigona, da sessão cadê (eu acho), tanto que dá pra ver os x de caneta em algumas balas. Desde a primeira capa que fiz guardei essa figura pq achei linda a página inteira com várias balinhas! =p Pra imagem de fundo vc pode imprimir alguma imagem grande ou procurar páginas inteiras em revistas mesmo, não precisa gostar da figura inteira, afinal vc pode cola coisas por cima!
      bjo

Faz um comentário =)

